Só mais um PJoteiro

Só mais um PJoteiro

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013




                 A ARMA que virou MODA
  



Extraído de uma palmeira Amazônica o Anel de Tucum significa adesão às causas populares, luta contra a opressão social e o desejo de um mundo mais justo, de direitos iguais para todos.

Tal significado é originário da utilização do anel de tucum como aliança matrimonial pelos escravos, o que lhe conferiu, logo em seguida, a força de símbolo clandestino de resistência e libertação. De lá pra cá, a simbologia do anel de tucum permanece viva e continua permitindo que as pessoas identifiquem uma nas outras, tais princípios de vida.

Vale dizer que muitos usam o anel de tucum sem mesmo saber seus significados e conseqüências.

Isso a meu ver é ridículo

Como carregar algo tão significativo por pura “moda”? Hoje vemos vários PJoteiros usando o anel... Topa fazer uma pesquisa? Pergunte para todos que usam o anel em seu grupo e veja quantos sabem realmente o compromisso que estão carregando. 

 Assumir tal compromisso é lutar por justiça e se colocar a favor dos menos favorecidos, é se opor aos que buscam lucros por meio da exploração e lutar contra toda forma de opressão inclusive a religiosa. 
Essa não é uma tarefa fácil, pois em muitos casos isso pode ser até mesmo perigoso, como uma vez o bispo Dom Pedro Casaldáliga explicou a utilização do anel:

“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte.
Algumas pessoas usam na mão esquerda, outras na mão direita e ao que parece não existe diferença no significado, mas já escutei belas explicações:

“uso na esquerda, pois há uma veia no dedo anelar esquerdo que vai direto ao coração”

“a mão direita é a que saúdo meus irmãos e irmãs”

Creio que independente da mão, todos temos um ideal parecido: o compromisso com os menos favorecidos, o de busca e luta por uma sociedade mais justa e fraterna, o que para mim (e acredito que para muitos também), trata-se da construção do Reino de Deus, da “Civilização do Amor”!!!
Basta saber agora que PJoteiro simplesmente usa o anel, e quais PJoteiros vivem esse compromisso que é usar essa “Arma de Tucum


                                                                   
                                                                   Amilton Sanchez 


Nenhum comentário:

Postar um comentário